Larissa: Por que você nasceu lá?
Shaila: Porque meu pai foi fazer faculdade lá e aí minha mãe engravidou de mim.
Larissa: Há quantos anos morou lá?
Shaila: De 5 pra 6 anos.
Larissa: Por que mudou para o Brasil e justamente para o interior de São Paulo?
Shaila: Mudei para o Brasil porque meu pai foi convidado para montar a firma dele aqui, mas primeiramente viemos para São José dos Campos, onde meus avôs moram, mas depois resolvemos ir para Valinhos, pois lá tinha a escola Porto Seguro que ensinava alemão e meus pais não queriam que eu perdesse a facilidade com a língua.
Larissa: Você se lembra de como era sua vida em Munique?
Shaila: Lembro da minha casa, dos meus amigos, da escola, de quase tudo, eu era um pouco pequena, às vezes esqueço de alguns detalhes, mas em geral eu lembro de muita coisa até.
Larissa: O que você mais gostava de fazer lá? O que tinha de bom para fazer?
Shaila: Gostava muito da neve, é uma das grandes coisas que eu sinto muita falta. Eu amava fazer boneco de neve, era muito divertido, gostava muito também do sossego que era lá e da tranqüilidade. A gente saia de bicicleta porque tudo era muito perto, então não era necessário usar muito o carro. Lá não era tão perigoso quanto aqui. Tínhamos uma vida muito boa, e também gostava muito das festas.
Larissa: Quais são as principais diferenças que você encontrou quando chegou aqui? O que marcou sua chegada?
Shaila: Acho que as principais diferenças que encontrei quando vim para cá, foi a movimentação, não poder passear tranquilamente pelas ruas, ter que morar em condomínio por questões de segurança, cidades muito grandes. O que mais marcou na chegada foi a dificuldade de aprender a língua, conhecer novas pessoas e enfrentar um mundo totalmente diferente do que eu tinha na Alemanha.
Larissa: Você às vezes volta para a Alemanha pra visitas? Sente saudade da sua vida lá? Gostaria de voltar a morar lá?
Shaila: Não, não tivemos tempo de voltar infelizmente. Sim, sinto muitas saudades da vida de lá, era muito tranqüila, as pessoas eram mais sossegadas, mas voltar a morar não. Gosto muito do Brasil e já me acostumei com tudo aqui, as pessoas, os lugares, o movimento, acho que voltar pra lá só se for de férias, porque seria difícil me acostumar de novo como eu me acostumei aqui.
Boa entrevista com a Shaila!
ResponderExcluir